terça-feira, 13 de dezembro de 2011

As fases do estagio.

As primeiras aulas que tivemos foram para explicar o que seria realizado em meu estágio e como isso seria introduzido nas aulas de Educação Física que eles já estavam acostumados a participar. Quando demonstramos aos alunos como seriam ministradas nossas aulas, eles se empolgaram e se encheram de idéias, o que também nos deu força para continuar confiantes no que estávamos propondo a esses alunos e juntos começamos a construir como nossas atividades  seriam introduzidas da melhor maneira para agradá-los, tentado fazer com que a aula fosse mais proveitosa sem perder o foco nos fundamentos que circundam o  basquete e o futsal e como eles poderiam ser passados de uma maneira menos estafante para todos.

Durante o estágio tivemos vários momentos satisfatórios. Para mim o ponto alto foi poder presenciar que os fundamentos que estávamos  tentando aperfeiçoar em forma de atividades  adaptadas  foi aproveitado em alguns momentos na vida dos alunos, ( momentos relatados a mim e ao professor pelos próprios alunos ) como nos jogos escolares que estavam acontecendo no município de Aracruz. Foi muito prazeroso para mim poder ouvir o aluno dizer “ fiz aquele movimento no jogo ontem, professor ” ou então “ o  treinador de basquete me colocou no time titular depois de mostrar pra ele no treino aquele toque que você ensinou pra nós”. Realmente é uma sensação inenarrável. Mas nem tudo são flores, limites sempre são impostos a nós, seja devido ao tempo ou a alguns critérios que temos de seguir perante as regras da escola ou do município e é claro que não poderíamos fugir do currículo. Com isso, alguns alunos simplesmente organizaram as tarefas e participaram das aulas para adquirirem a nota que o professor havia proposto para quem participasse integralmente das atividades relacionadas ao estágio, assim, alguns alunos que tinham potencial esportivo não aproveitaram as aulas como deveriam. No estágio que virá no próximo ano, pretendemos organizar um método que abranja todos os alunos da mesma maneira, para que assim nenhum deles acompanhe o estágio simplesmente por obrigação, mas por vontade, concretizando o aprendizado de uma maneira mais fácil e mais eficaz para o aluno.

Um comentário:

  1. Meu estagio foi dividido em varias fases umas boas, outras ruins, umas cansativas e outras tranquilas, mas com certeza foram muitas fases. E acho que como todo processo de ensino e de aprendizagem é fundamental essa passagem por fases.

    ResponderExcluir