terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O surgimento de uma ideia.

Eu e o professor que acompanhei no estágio conversamos muito antes de começar a introduzir o conteúdo que propus em suas aulas de Educação Física, ficamos um pouco preocupados com a maneira que essas aulas seriam ministradas. Devido ao fato de nos embasarmos numa proposta de aulas abertas, que consiste em compreender o que cada um que participará da aula quer e, entrando em um consenso, organizar como serão introduzidas essas aulas dentro de um plano de ensino que já foi construído desde o começo do ano.
Ficamos receosos em aplicar esse conteúdo para alunos que estão acostumados a praticar o tradicional “quarteto fantástico” , mesmo sabendo que não mudaríamos os conteúdos e sim a maneira de aplicá-los para os  alunos em questão. Ficamos apreensivos com a maneira que os alunos receberiam a noticia de que criaríamos juntos as atividades que aplicaríamos ao longo do estágio. No começo pensamos que não iria dar certo e pensamos até em mudar de postura adotando uma maneira menos democrática de estabelecer quais seriam nossas atividades, mas assim que começamos a criar com os alunos as atividades e começamos a realizá-las, tudo se mostrou em  seu devido lugar e as coisas começaram a se encaixar, deixando claro para nós que realmente era essa a prática que teríamos que trabalhar com os alunos que estávamos acompanhando, tendo em vista o que relata Sávio Assis em um de seus livros. Concordo plenamente com ele que é possível alargar muito o conhecimento humano, quando, se ao invés de apenas repassarmos o conhecimento, dermos aos alunos a capacidade de descobrir por eles mesmos. Criar atividades com eles, com certeza,  foi um descoberta não só pra os alunos mas para mim e para o professor deles também  .

[...] Tornar conhecida qualquer coisa previamente desconhecida para os seres humanos. É alargar o conhecimento humano, torná-lo mais seguro ou mais ajustado e, de certo modo, em termos mais técnicos, alargar o fundo dos símbolos humanos a áreas do conhecimento ainda não abrangidas por ele. Como disse, a finalidade é a descoberta.
                                                                                                                    Referência Bibliográfica
ASSIS, Sávio. Reinventando o esporte: possibilidades da pratica pedagógica. 
2° edição. Campinas, SP:  Editora Autores Associados, 2005.

3 comentários:

  1. A minha ideia junto ao professor surgiu depois de muita conversa minha com ele, e através do que de errado aconteceu ano passado tentamos melhorar esse ano, os alunos também participaram de debates ajudando na construção do processo.

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  2. A construção do processo de ensino juntamente com os alunos auxilia bastante o que se pode fazer para melhorar e o que realmente interessa aos alunos, pois são eles que junto do professor darão sugestões para melhorias.

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  3. Alem de serem os alunos os mais beneficiados, nao só pelas atividades que eles preferem, mais porque auxilia muito o senso de criticidade e de criaçao dos alunos que nos ajudaram a construir esse processo.

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