terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A base de tudo.

Em meu segundo módulo de estágio, em 2010 , trouxe a proposta de modificar um pouco alguns aspectos das aulas de Educação Física. Como os alunos já estavam  saturados com as aulas que só se repetiam, tentei mostrar a eles que era possível continuar com as aulas saindo um pouco do convencional, mas devido ao receio que os alunos têm de conhecer o novo, eles ficaram com uma certa ressalva quanto ao conteúdo que tentei implantar. Como vi que meu estágio não tinha suprido todas as minhas expectativas e nem cumprido com todos os objetivos propostos, nesse terceiro módulo de estágio do ano de 2011 e na mesma escola que havia estagiado antes, modifiquei um pouco a minha proposta. Ao invés de modificar as atividades que os alunos estão acostumados a ter, propus que continuássemos os mesmos conteúdos esportivos ( que são basquete, futsal, handebol e vôlei) adaptando-os para melhor servir aos próprios alunos nas aulas. Eu e os alunos escolhemos os dois esportes coletivos que eles mais praticam e criamos várias atividades adaptadas relacionadas a esses esportes. Eu e o professor que acompanhei durante o estágio, procuramos inovar os conteúdos adaptando-os, mas não fugindo do conceito esportivo. Criamos maneiras alternativas de se realizar os mesmos fundamentos do esporte, utilizando atividades diversificadas ao invés de só ficarmos  embasados nas práticas desportivas comuns. Utilizando fundamentos do basquete e do futsal, criamos atividades para auxiliar os alunos no momento que forem praticar os mesmos, por exemplo,  o “basquete sabão”, que além de ser uma atividade gostosa de ser praticada ainda trabalha muito bem os fundamentos básicos do basquete ou então o próprio “bobinho” uma atividade tão antiga e que auxilia muito bem praticamente todos os movimentos do futsal. Por isso, aponto como experiência proveniente de estágio a inovação que implantamos no contexto esportivo com a criação de atividades que mesmo fugindo um pouco do tradicional, conseguem suprir todos os objetivos propostos por mim no inicio deste estagio, que são: absorção de conhecimentos específicos sobre basquete e futsal através da relação esporte-lúdico e tentar tornar a aula mais atraente e chamativa para o aluno fazendo com que ele se interesse mais pela matéria. 

Um comentário:

  1. Aqui relarei como aconteceu, como foi que a base da ideia começou a se concretizar, e é com certeza uma das partes mais importantes do período de estagio, até agora.

    ResponderExcluir